domingo, 24 de outubro de 2010

Fotos no Mam (Ernesto Neto: Dengo) - por Olívia Cunha n°.:20



Início: 18 set 2010
Término: 19 dez 2010
Sala: MAM - Grande Sala MAM

Descrição:

Um dos nomes mais importantes da arte brasileira no Brasil e exterior, o carioca Ernesto Neto traz para a Grande Sala do Museu de Arte Moderna de São Paulo seus grandes ambientes multisensoriais. É a exposição Ernesto Neto: Dengo, que ocupa o maior espaço expositivo do MAM a partir do dia 18 de setembro (sábado) até o fim do ano.

Ernesto Neto, conhecido por suas instalações de grandes dimensões exibidas ao redor do mundo, como Panthéon (Paris), MoMA (NY), e Hayward Gallery (Londres), o artista traz para o MAM-SP pela primeira vez uma instalação grande como esta. Com seus diversos pêndulos de crochê, pendurados a traves de redes também de crochê no teto, essa exposição é perfeita para quem gosta de interagir com a obra.

Relembrando as esculturas de crochê, já usadas pelo artista, Dengo, é a primeira obra de Ernesto Neto usando esse material que atinge tamanha dimensão. Os grandes pêndulos no teto, são na verdade estalactites de tricô que saem da rede no teto também de tricô. Nós que visitamos, temos a impressão que toda a grande sala fora transformado em um ambiente único e divertido, “invadido” por grandes gotas coloridas.

A cor lilás terá um grande papel na obra, que tem o caráter de ser uma escultura-pintura. As cores vivas utilizadas dão grande entonação à obra, como amarelo (predominante como o sustentáculo de toda a estrutura), azul celeste, vermelho, magenta, entre outras, se misturam a trama do crochê assim resultando em novos tons de laranja, roxo e verde bandeira.

Para tornar esse, um mais convidativo, as estruturas de crochê serão permeadas por diversos elementos que quem for ver a exposição poderá manusear, e estes estarão ligados ao universo de Ernesto Neto.

A sensação será maior ainda devido a grande estrutura amarela, também em crochê, que estará dependurada por todo o teto do espaço expositivo e da qual brotarão todas as gotas, estalactites e colunas de diferentes comprimentos, algumas tocando o chão.

Espalhados pelo espaço, diversos monitores de plasma estará sendo exibido vídeos realizados por Neto ao longo de sua carreira, em uma pequena mostra retrospectiva.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário