![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhymUpIodozlgRBeT8oYYiFiQWJX1xE9a0YgMPY1KcfxznrB74cXR0WuTldHOyE-Xhv2_OeNnNUZtUFnQBZFktTxAp-H-T3-EySjFLjfnknYhNct59lI2QTdqdtQn__5COeMqBfL-1i4JM/s320/MAM+094.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNgppo2hRI-NP5fpTfDrAIVbxtYYOWfJb_ytaVUwYXYbGPMWTIo4Np9vPnlLQYqY8UIISawF3taySOaRX_MxnAaN3Peo_WSS96-zGBV7VwkmURT20zWtagPeCg6OGUTUMDlGSV_dDOSUQ/s320/MAM+099.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEig7s_ESwAX8RBF1-dxRSVziCFtsjQ6-aRw6OMG19KuEh2ph8unISAXX__RMjPAK7JQvTmVR1z2mwe-uY0yMEX4I4nsnaBZ7q96oEY_OcMyyEXeQ0grlNbUSescELy_MzcNdDAACXuOoKE/s320/MAM+096.jpg)
MAM
Parque do Ibirapuera, portão 3 - s/nº
São Paulo - SP - Brasil
04094-000
Tel.: (11) 5085-1300
Fax: (11) 5549-2342
http://twitter.com/MAM_SP
http://tiny.cc/facebookmam
Horário
Bilheteria: terça a domingo e feriados das 10h às 17h30
Visitação: terça a domingo e feriados das 10h às 18h
Fechado às segundas-feiras (inclusive feriados)
Entrada: R$5,50
Meia entrada para estudantes, mediante apresentação da carteirinha
Gratuidade para menores de 10 e maiores de 65 anos, sócios do MAM e funcionários das empresas parceiras
ENTRADA GRATUITA AOS DOMINGOS
Acesso para deficientes físicos
Estacionamento Zona Azul – R$3,00 por duas horas. Dias úteis das 10h às 20h, sábados, domingos e feriados das 8h às 18h.
Acesso de ônibus e metrô:
As estações de Metrô próximas são Santa Cruz, Vila Mariana, Ana Rosa, Paraíso, Brigadeiro, que funcionam de segunda a domingo das 6h às 0h.
Use ônibus ou táxi para chegar ao MAM.
Dicas de Ônibus que passam pelo Ibirapuera: Estação da Luz - Linha 5154 - Terminal Sto Amaro / Metrô Brás - Linha 5630 - Jd. Eliana / Metrô Ana Rosa - Linha 675N - Terminal Sto. Amaro - Linha 677A - Vila Gilda - Linha 775C - Jd. Maria Sampaio / Metrô Vila Mariana - Linha 775 A – Jd. Adalgiza.
O MAM foi fundado por Francisco Matarazzo, em 1948. Ele tinha um enorme acervo, com mais de 5000 obras, que doou para o espaço. Assim o nasceu o MAM. Logo após essa doação, Francisco ganhou outro acervo, desta vez de arte contemporânea, que até hoje é comum no museu, como a esposição 'Dengo', que nós visitamos.
Início: 18 set 2010
Término: 19 dez 2010
Sala: MAM - Grande Sala MAM
Descrição:
Um dos nomes mais importantes da arte brasileira no Brasil e exterior, o carioca Ernesto Neto traz para a Grande Sala do Museu de Arte Moderna de São Paulo seus grandes ambientes multisensoriais. É a exposição Ernesto Neto: Dengo, que ocupa o maior espaço expositivo do MAM a partir do dia 18 de setembro (sábado) até o fim do ano.
Ernesto Neto, conhecido por suas instalações de grandes dimensões exibidas ao redor do mundo, como Panthéon (Paris), MoMA (NY), e Hayward Gallery (Londres), o artista traz para o MAM-SP pela primeira vez uma instalação grande como esta. Com seus diversos pêndulos de crochê, pendurados a traves de redes também de crochê no teto, essa exposição é perfeita para quem gosta de interagir com a obra.
Relembrando as esculturas de crochê, já usadas pelo artista, Dengo, é a primeira obra de Ernesto Neto usando esse material que atinge tamanha dimensão. Os grandes pêndulos no teto, são na verdade estalactites de tricô que saem da rede no teto também de tricô. Nós que visitamos, temos a impressão que toda a grande sala fora transformado em um ambiente único e divertido, “invadido” por grandes gotas coloridas.
A cor lilás terá um grande papel na obra, que tem o caráter de ser uma escultura-pintura. As cores vivas utilizadas dão grande entonação à obra, como amarelo (predominante como o sustentáculo de toda a estrutura), azul celeste, vermelho, magenta, entre outras, se misturam a trama do crochê assim resultando em novos tons de laranja, roxo e verde bandeira.
Para tornar esse, um mais convidativo, as estruturas de crochê serão permeadas por diversos elementos que quem for ver a exposição poderá manusear, e estes estarão ligados ao universo de Ernesto Neto.
A sensação será maior ainda devido a grande estrutura amarela, também em crochê, que estará dependurada por todo o teto do espaço expositivo e da qual brotarão todas as gotas, estalactites e colunas de diferentes comprimentos, algumas tocando o chão.
Espalhados pelo espaço, diversos monitores de plasma estará sendo exibido vídeos realizados por Neto ao longo de sua carreira, em uma pequena mostra retrospectiva.
Principal articulador do neoconcretismo com a pop art., Raymundo Colares ganha retrospectiva no MAM-SP com curadoria de Luiz Camillo Osório.
Gibis originais expostos ao lado de duas réplicas manuseáveis pelo público e pinturas de fuselagens de ônibus em alumínio são destaque da exposição, que ocupa a Sala Paulo Figueiredo a partir de 18 de setembro.
A partir do dia 18 de setembro, Raymundo Colares ganha retrospectiva no MAM-SP com curadoria de Luiz Camillo Osorio, curador do MAM-RJ. A mostra Raymundo Colares ocupa a Sala Paulo Figueiredo com obras emblemáticas da carreira do artista, tais como os Gibis, que terão duas réplicas para serem manuseadas pelo público, e as carrocerias de ônibus pintadas