Zina Aita nasceu em 1900 na cidade de Belo Horizonte (MG). Descendente de italianos, fugiu para a Itália na guerra de 1914-1918, onde começou seus estudos de arte com Galileo Chini, em Florença. Pouco tempo depois de voltar ao Brasil, conheceu, no Rio de Janeiro, Manuel Bandeira, Ronaldo de Carvalho e outros modernistas, que a aproximaram do grupo modernista de São Paulo.
Em 1922, participou da Semana de Arte Moderna de São Paulo, onde expôs as obras: A Sombra, Estudo de Cabeça, Paisagem Decorativa, Máscaras Siamesas, Aquarium, Figura e Painel Decorativo,além de 25 Impressões.
No mês seguinte, março de 1922, realizou em São Paulo uma exposição individual com 46 pinturas, e teve sucesso com crítica e venda.
Sua importância, na arte brasileira, é antes de tudo histórica, sendo muito pouco o que dela aqui restou em museus e coleções, destacando-se obras no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e na Coleção Mário de Andrade, do Instituto de Estudos Brasileiros da mesma Universidade.
Friso:

A sombra:
Nenhum comentário:
Postar um comentário