segunda-feira, 15 de março de 2010

Personagens e Origens, por Bianca nº4

Personagem principal da festa, o Boi
















Origens:
A festa do boi bumbá demonstra o contraste entre a fragilidade do homem e a força de um boi. Ela surgiu no nordeste do país, no estado do Maranhão, mas o Amazonas fez algumas mudanças na festa.
Ao espalhar-se pelo país, a festa do bumba-meu-boi teve nomes, ritmos, apresentação, personagens, instrumentos, fantasias e temas diferentes. Enquanto no Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas e Piauí é chamado bumba-meu-boi, no Pará e Amazonas é boi-bumbá, em Pernambuco é boi-calemba, no Ceará é boi-de-reis, boi-surubim e boi-zumbi, na Bahia é boi-janeiro, boi-estrela-do-mar, no Paraná e em Santa Catarina, é boi-de-mourão, em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Cabo Frio e Macaé é folguedo do boi, no Espírito Santo é boi-de-reis e no Rio Grande do Sul é bumba, boizinho.
Personagens:
Os personagens são homens e animais. E estes são alguns dos personagens :
Amo: representa o do dono da fazenda, comanda o grupo com ajuda de um apito
Pai Chico, Mateus: É um empregado da fazenda que rouba o boi para atender os desejos de sua mãe Catirina, na maioria das vezes o papel dele é cômico.
Mãe Catirina: É uma negra, que em algumas festas é a mulher do Pai Chico (Mateus), que finge estar grávida colocando enchimento na barriga e sempre deseja comer língua de boi.
Boi: É o principal da festa, é feito de uma armação de madeira, coberto de veludo bordado, prende-se a armação uma saia com tecido colorido. E há uma pessoa que fica dentro, conduzindo o boi, que se chama miolo do boi.
Vaqueiros: Em algumas festas existe o primeiro vaqueiro que encarrega outras pessoas a acharem o pai Chico e o boi sumido.
Indíos, indías e cablocos: Tem a missão de achar Chico e prende-lo

A festa do Bumba meu Boi

Nenhum comentário:

Postar um comentário