segunda-feira, 15 de março de 2010

A música do bumba meu boi-Atena 7E/3

A música do bumba meu boi é muitas vezes caracterizada pela sua simplicidade e lentidão.Devido a tanto tempo que se passou,o nome de seus compositores foram esquecidos e muitas canções ainda estão associadas ao seu lugar de origem,como o fado e o vira, de Portugal.As canções lendárias são geralmente de origem semi-conhecida, às vezes literária, e têm caráter poético. Expressam os acontecimentos interpretados através da perspetiva do cantor.Muitas delas ainda podem ser encontradas em brincadeiras infantis,como cantigas de roda.

Aqui estão alguns instrumentos usados nas canções:

maracá:instrumento feito de lata, cheio de chumbinhos ou contas de Santa Maria. É um instrumento de origem tanto africana como indígena;

matraca:feita de madeira, principalmente pau d'arco, é tocada batendo-seuma contra a outra;

pandeirão:pandeiro grande, coberto geralmente de couro de cabra. Alguns tem mais de 1 metro de diâmetro e cerca de 10 cm de altura. São afinados a fogo.

tambor onça:É uma espécie de cuíca, toca-se puxando uma vareta que fica presa ao couro e dentro do instrumento. Imita o urro do boi, ou da onça.





Fotos - postado por Rafaella nº20


Boi -




Mosaico do bumba meu boi , RJ










Quadro representando a dança do bumba meu boi , na festa Junina .

Bumba meu boi - Introdução postado por Rafaella nº 24

O bumba meu boi , foi uma dança muito interessante de estudar, porque ela "muda" de região pra região , por exemplo : no maranhão , no rio grande do norte, e em Alagoas, a dança é chamada de bumba meu boi , no pará e em amazonas , boi calemba e na bahia , boi-janeiro .
Acontece a mesma coisa com os personagens, embora a base seja a mesma , vira e mexe, uma cultura os chama de um jeito diferente. A história base, é de um rico fazendeiro , que tem um boi lindo , e que ainda por cima sabe dançar . Mais um dia , o boi é roubado pelo pai Chico, seu empregado , para satisfazer sua mulher, Catrina , que estava grávida e com vontade de comer língua de boi , depois de um tempo procurando , os outros empregados do fazendeiro , encontram o boi , e logo após o fazendeiro descobrir a causa , do roubo , ele desculpou o pai chico , e a festa celebra isso , tanto a recuperação do boi , como o fato de que o fazendeiro perdoou o pai chico . Os personagens , são humanos e animais , e geralmente, as meninas , são representadas por homens travestidos, ou seja, homens vestidos de mulher .... A dança hoje é tão popular, que é muito dançada pelas crianças em festas juninas escolares .

Personagens e Origens, por Bianca nº4

Personagem principal da festa, o Boi
















Origens:
A festa do boi bumbá demonstra o contraste entre a fragilidade do homem e a força de um boi. Ela surgiu no nordeste do país, no estado do Maranhão, mas o Amazonas fez algumas mudanças na festa.
Ao espalhar-se pelo país, a festa do bumba-meu-boi teve nomes, ritmos, apresentação, personagens, instrumentos, fantasias e temas diferentes. Enquanto no Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas e Piauí é chamado bumba-meu-boi, no Pará e Amazonas é boi-bumbá, em Pernambuco é boi-calemba, no Ceará é boi-de-reis, boi-surubim e boi-zumbi, na Bahia é boi-janeiro, boi-estrela-do-mar, no Paraná e em Santa Catarina, é boi-de-mourão, em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Cabo Frio e Macaé é folguedo do boi, no Espírito Santo é boi-de-reis e no Rio Grande do Sul é bumba, boizinho.
Personagens:
Os personagens são homens e animais. E estes são alguns dos personagens :
Amo: representa o do dono da fazenda, comanda o grupo com ajuda de um apito
Pai Chico, Mateus: É um empregado da fazenda que rouba o boi para atender os desejos de sua mãe Catirina, na maioria das vezes o papel dele é cômico.
Mãe Catirina: É uma negra, que em algumas festas é a mulher do Pai Chico (Mateus), que finge estar grávida colocando enchimento na barriga e sempre deseja comer língua de boi.
Boi: É o principal da festa, é feito de uma armação de madeira, coberto de veludo bordado, prende-se a armação uma saia com tecido colorido. E há uma pessoa que fica dentro, conduzindo o boi, que se chama miolo do boi.
Vaqueiros: Em algumas festas existe o primeiro vaqueiro que encarrega outras pessoas a acharem o pai Chico e o boi sumido.
Indíos, indías e cablocos: Tem a missão de achar Chico e prende-lo

A festa do Bumba meu Boi

Roupas da Lenda Bumba Meu Boi, por Olívia n.:20/7E

Boi : é a principal figura, consiste numa armação de madeira em forma de touro, coberta de veludo bordado. Prende-se à armação uma saia de tecido colorido. A pessoa que fica dentro e conduz o boi é chamado miolo do boi;
Mãe Catirina ou Catirina : Coloca enchimento na barriga para parecer que está gravida;
Burrinha : a burrinha fica pendurada nos ombros do brincante por tiras similares à suspensório;
Índios, índias e caboclos: Na apresentação do boi proporcionam um belo efeito visual por suas roupas coloridas. Alguns bois, principalmente os grupos de sotaque da ilha, possuem o caboclo real, ou caboclo de pena, que é a mais rica indumentária do boi;
Cazumbá : Usa batas coloridas e mascaras de formatos e temática muito variada. Não são todos os grupos de bumba-meu-boi que possuem cazumbás;


Fotos da Lenda Bumba Meu Boi, por Olivia n.:20/7E

Bumba Meu Boi representado por pessoas em uma fantasia.



















Pintura da lenda.














Escultura do Bumba Meu Boi.