terça-feira, 17 de agosto de 2010

Ciro Fernandes, por Olívia Cunha 7E número: 20


Ciro Fernandes, nascido 31/01/1942 em Uiraúna (PB). Artista plástico participou de muitas exposições, em diversas capitais brasileiras. Atualmente trabalha nas ilustrações de Romances de cordel. Ciro Fernandes tem também um nome importante na xilogravura nordestina.












<- Obra de Ciro Fernandes

















<- Ciro Fernandes.


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Rubem Grilo - Atena n° 03


-> Aldeia Global - Rubem Grilo


Rubem Campos Grilo nasceu em Pouso Alegre, Minas Gerais, em 1946.
Antes de completar 18 anos, se transferiu para o Rio de Janeiro, aonde se formou em agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. No ano seguinte foi para Volta Redonda e frequentou por um tempo um curso de xilogravura com José Altino. Na Biblioteca Nacional, Grilo conheceu a obra dos gravadores Lívio Abramo, Marcelo Grassmann e Oswaldo Goeldi. Em 1971, fez suas primeiras xilogravuras e em 1972 cursou o Ateliê de Iberê Camargo, no qual aprendeu as técnicas de gravura em metal, e participou do curso de litografia com Antônio Grosso. Em 1973 ilustrou alguns jornais como " Opinião ", " Movimento ", " Jornal do Brasil " e " Pasquim ", e em 1990 recebeu o segundo prêmio da Xylon Internacional, na Suíça.

http://titaferreira.multiply.com/photos/album/40/RUBEM_GRILO








domingo, 15 de agosto de 2010

Aldemir Martins- Bianca nº4



Aldemir Martins nasceu em Ingazeiras em 8 de novembro de 1922 suas obras são importantes pela qualidade técnica e pelo modo de carregar a marca da paisagem e do homem do nordeste. Seu talento mostrou-se desde os tempos de colégio, em que foi escolhido como orientador artístico da classe. Também serviu ao exército em 1941 à 1945. Em 1960, Aldemir Martins morou em Roma,mas logo retornou ao Brasil definitivamente. Participou de várias exposições no exterior e aqui mesmo no Brasil. Seus traços fortes e tons vibrantes fazem com que suas produções fiquem inconfundíveis. Aldemir Martins é um dos artistas mais conhecidos e mais próximos do seu povo, transitando entre o meio artístico.
Faleceu em 05 de Fevereiro de 2006,com 83 anos, Hospital São Luís São Paulo.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Origem e definição : Leitura de Cordel, Rafaella 24.



Leitura de cordel , é o nome dado aquelas “historinhas” que são penduradas em barbantes para á venda,principalmente no nordeste, nos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará
O cordel foi trazido pelos colonizadores, e instalou-se na Bahia e nos outros estados do nordeste. Depois, por volta de 1750, surgiram os primeiros poetas populares, que contavam essas histórias em versinhos. Normalmente, eles que divulgavam as notícias dos lugares mais longínquos, os acontecimentos históricos, e tudo mais de uma forma bem bonita, por forma de versinhos. Porém, foi só no fim do século 19, que o cordel despertou interesse nos estudiosos. Leandro Gomes de Barros ,é considerado, por esses mesmos pesquisadores, o primeiro a imprimir e vender seus versinhos, por volta de 1890. A literatura de cordel, é um gênero literário riquíssimo, por isso, há vários temas.. Normalmente, eles refletem a vivencia popular. Mais não há limite para a escolha desses temas, o cordel, pode tanto narrar um romance, como a história de um cangaceiro , e as espertezas de um herói, também.
.O nome, leitura de cordel, vem de Portugal, aonde também era feito essas historinhas, também podem ser encontrados, em paises como Espanha, França, Itália e Alemanha.
Esses folhetos, essas histórias, surgiram na idade média, por volta dos séculos 11 e 12. Quando a imprensa foi inventada, em 1450, ela começou a ser impressa e vendida, em papéis vagabundos e baratos. Já que , até então , a leitura dessas histórias era oral .